3 de ago. de 2009

Apresentação Campeonato Alemão 09/10

A temporada passada foi meio maluca, digamos assim. Um campeão de inverno como o Hoffenheim, que disputava a Bundesliga pela primeira vez; o time que menos perdeu (Borussia Dortmund) ficou apenas em sexto; o de melhor defesa (Schalke) em oitavo; o de pior defesa (Hannover) em décimo primeiro, e o inédito campeão alemão (Wolfsburg) terminou o primeiro turno em nono lugar.

Pouco provável que a nova temporada seja tão maluca, mas uma coisa é fato: a Bundesliga é a liga que está em maior ascensão na Europa. E nada melhor do que conhecermos cada uma das 18 equipes que disputam a edição 2009/10.


Wolfsburg
Técnico: Armin Veh
Destaques: Benaglio, Barzagli, Josué, Misimovic, Dzeko e Grafite
'A' contratação: Karim Ziani, do Olympique de Marseille
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

Seis meses espetaculares. Assim dá pra resumir o Wolfsburg campeão alemão. Com uma campanha apenas mediana na primeira parte do campeonato, terminando na nona colocação, o segundo turno foi impecável: 13 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. E não houve time que aproveitou melhor o fator casa: dos 51 pontos disputados na Volkswagen Arena, surreais 49 pontos ganhos.

Um bicampeonato parece pretensão demais para uma equipe que acabou de ganhar o seu primeiro título, e ainda por cima dividirá atenções com a Champions League, torneio que disputa pela primeira vez e por isso deve pegar um grupo bastante complicado.


Bayern de Munique
Técnico: Louis van Gaal
Destaques: Lahm, Van Bommel, Schweinsteiger, Ribéry, Luca Toni e Mario Gomez
'A' contratação: Mario Gomez, do Stuttgart
'A' perda: Lúcio, para a Inter de Milão
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

Num time das proporções do Bayern, é difícil apontar uma contratação apenas. Chegam Braafheid, versátil defensor holandês, o ótimo Anatoliy Tymoschuk, o meia esquerda Danijel Pranjic, um dos artilheiros da Eredivisie, e o atacante croata Ivica Olic. Todos com reais condições de serem titulares. Mas a mais impactante é, sem dúvida, a de Mario Gomez: 30 milhões de euros, a maior transação da história da Bundesliga.

Falta um goleiro confiável.

Lúcio(Inter de Milão), Zé Roberto(Hamburg), Borowski(Werder Bremen) e Podolski(Colônia) deixaram Munique.

Favorito ao título.


Stuttgart
Técnico: Markus Babbel
Destaques: Lehmann, Khedira, Hitzlsperger e Cacau
'A' contratação: Pavel Pogrebnyak, do Zenit St. Petersbourg
'A' perda: Mario Gomez, para o Bayern de Munique
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

O Stuttgart teve uma campanha de recuperação incrível após a chegada de Markus Babbel, que pegou a equipe na 15ª rodada, na 11ª colocação, e conseguiu chegar na última rodada com chances de título. O terceiro lugar foi muito comemorado e merecido.

Porém, o VfB se mexeu pouco no mercado até aqui, e a saída de Mario Gomez deixa uma lacuna quase impossível de se preencher. Caberá a Pavel Pogrebnyak, destaque do Zenit campeão da extinta Copa da UEFA, a dura missão.

O Stuttgart espera a 3ª eliminatória da Liga dos Campeões pra conhecer seu adversário no playoff.


Hertha Berlin
Técnico: Lucien Favre
Destaques: Dróbny, Kacar, Dárdai, Cícero e Raffael
'A' contratação: Artur Wichniarek, do Arminia Bielefeld
'A' perda: Andriy Voronin, voltando de empréstimo ao Liverpool
Time-base: Dróbny; Stein, Arne Friedrich, Kaká e Janker; Kacar, Dárdai, Cícero e Nicu; Raffael e Wichniarek.

O título esteve perto, muito perto. A equipe da capital alemã liderou da 22ª até a 25ª rodada, e até o fim esteve na disputa pelo título. Mas o fim foi melancólico, com uma goleada sofrida para o rebaixado Karlsruher - tivesse vencido, estaria disputando a Liga dos Campeões nessa temporada.

A equipe está mais fraca, a começar pela saída de Josep Simunic, de ótima temporada. O ucraniano Voronin, artilheiro da equipe no campeonato, voltou para o Liverpool. E a inexplicável não-renovação do contrato do atacante Marko Pantelic, um dos pilares do sucesso da equipe.
Um ano "normal" se desenha para o HBSC nessa temporada.


Hamburg
Técnico: Bruno Labbadia
Destaques: Rost, Mathijsen, Zé Roberto, Trochowski e Petric
'A' contratação: Zé Roberto, do Bayern de Munique
'A' perda: Ivica Olic, para o Bayern de Munique
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

Uma equipe que viveu altos e baixos. Os 'baixos' muito em função do seu maior rival na Alemanha, o Werder Bremen, responsável por eliminá-lo nas semifinais da Copa da UEFA e Copa da Alemanha, além da vitória por 2 x 0, no 2º turno, resultado que tirou o Hamburg da briga pelo título.

O mercado foi positivo, perdeu "apenas" Olic, mas conseguiu se reforçar muito bem do meio pra frente, com o promissor Eljero Elia, de ótima temporada no Twente; trouxe também o sueco Marcus Berg, artilheiro do Europeu Sub-21 de 2009, além de tirar Zé Roberto do Bayern de Munique.
Candidato ao título.


Borussia Dortmund
Técnico: Jürgen Klopp
Destaques: Weidenfeller, Blaszczykowski, Hajnal, Zidan e Valdez
'A' contratação: Mats Hummels, do Bayern de Munique
'A' perda: Alexander Frei, para o Basel
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

O BVB conseguia sua classificação para a Liga Europa até os 46 minutos do 2º tempo do jogo do Hamburg, mas o gol de Trochowski tirou a equipe de Dortmund da parada, o que acabou deixando um gostinho muito amargo numa equipe que perdeu apenas cinco partidas nas trinta e quatro rodadas.

O zagueiro Hummels, que fez ótima temporada na equipe, foi contratado em definitivo, mas ainda parece pouco pra tradicional equipe pensar em título.


Hoffenheim
Técnico: Ralf Rangnick
Destaques: Andreas Beck, Salihovic, Carlos Eduardo e Ibisevic
'A' contratação: Josip Simunic
'A' perda: Christoph Janker, para o Hertha Berlin
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

A temporada do estreante Hoffenheim pode ser dividida em 'a.I' e 'd.I'.
Até a lesão do bósnio Ibisevic, a equipe jogava de maneira impecável, o time mais ofensivo e gostoso de se ver jogar, Ibisevic disparando na artilheira, 18 gols em 17 jogos, o caçula no torneio deixava o bicho-papão Bayern de Munique pra trás e conquistava o título de inverno.
Mas eis que Ibisevic, num jogo de intertemporada, lesionou os ligamentos do joelho. Fim da temporada para o bósnio e para o time.

A base foi toda mantida, e recebe o reforço do experiente zagueiro Simunic e do meia brasileiro Maicosuel, além da promessa argentina Franco Zuculini, de 19 anos.


Schalke 04
Técnico: Felix Magath
Destaques: Neuer, Rafinha, Westermann, Jones e Kuranyi
'A' contratação: Lewis Holtby, do Alemannia Aachen
'A' perda: Mladen Krstajic, para o Partizan
Time-base: Neuer; Rafinha, Höwedes, Bordon e Kobiashvili; Jones, Westermann e Holtby ; Rakitic; Farfán e Kuranyi.

Começa a temporada empolgado pela contratação de Felix Magath, técnico campeão pelo Wolfsburg. Mas, ao menos até aqui, pouca movimentação no mercado, além das saídas de Krstajic e do volante Engelaar, que voltou ao futebol holandês (PSV). Lewis Holtby, vice-artilheiro do Aachen na segunda divisão, é o principal reforço até aqui.

Apesar da má colocação, não deixa de ser relevante o fato dos Azuis Reais terem tido a melhor defesa da competição, com apenas 35 gols sofridos, muito em função do cada vez mais seguro Manuel Neuer.


Bayer Leverkusen
Técnico: Jupp Heynckes
Destaques: Adler, Manuel Friedrich, Rolfes, Renato Augusto e Helmes
'A' contratação: Sami Hyypiä, do Liverpool
'A' perda: Bernd Schneider, encerrando carreira
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

O Leverkusen encantou no começo do campeonato: um time jovem, veloz e insinuante, quase impossível marcar, parecia o time a ser batido. E foi. Aos poucos, a equipe foi perdendo estabilidade, a ponto de Bruno Labbadia sequer ser mantido no comando da equipe depois do término do campeonato.
Pra completar, perdeu a final da Copa da Alemanha e a vaga na Liga Europa para o Werder Bremen.

O jovem atacante suíço Derdiyok também chega pra reforçar a equipe, que deve fazer quase que todo o primeiro turno sem seu grande atacante, Patrick Helmes, por uma lesão nos ligamentos do joelho durante suas férias. Chance de Derdiyok se firmar.


Werder Bremen
Técnico: Thomas Schaaf
Destaques: Wiese, Naldo, Mertesacker, Frings e Özil
'A' contratação: Marco Marin, do Borussia Mönchengladbach
'A' perda: Diego, para a Juventus
Time-base:

(clique na imagem para ampliar)

Aos torcedores do Werder não interessa se há vida após a morte, mas sim se há vida após Diego. Certamente o time que mais perdeu nessa janela de transferência foi o Werder Bremen, pois tinha no brasileiro o seu termômetro, era quase impossível o time vencer quando Diego não era decisivo.

Os reforços são interessantes. Marin pode dar uma maior ofensividade pra equipe, ajudando Özil na armação; Borowski volta ao clube, após pouco jogar no Bayern de Munique, e Marcelo Moreno, emprestado pelo Shakhtar, tentará um espaço no ataque do time, ponto fraco da equipe, especialmente após a volta do peruano Pizarro ao Chelsea.

A temporada foi no geral muito boa para a equipe de Thomas Schaaf, vencendo a Copa da Alemanha e conseguindo um vice-campeonato da Copa da UEFA.


Hannover
Técnico: Dieter Hecking
Destaques: Enke, Cherundolo, Bruggink, Lala e Hanke
'A' contratação: Karim Haggui, do Bayer Leverkusen
'A' perda: Frank Fahrenhorst, para o Duisburg
Time-base: Enke; Cherundolo, Haggui, Schulz e Djakpa; Balitsch, Rosenthal, Krzynowek e Bruggink; Hanke e Forssell.

A décima primeira colocação parece ser feita sobre medida para o Hannover, pois o time demonstrou ser o melhor dentre aqueles que não brigam por nada ou pra não cair. Mas, ainda sim, e mesmo tendo o goleiro Enke, titular da seleção alemã, a equipe foi a mais vazada, com 69 gols sofridos.

Pra reforçar o setor defensivo, chegam Karim Haggui e Constant Djakpa, ambos do Leverkusen. A saída de Fahrenhorst também é um reforço.


Colônia
Técnico: Zvonimir Soldo
Destaques: Cullmann, Maniche, Petit, Podolski e Novakovic
'A' contratação: Lukas Podolski, do Bayern de Munique
'A' perda: Thomas Broich, para o Nürnberg
Time-base: Mondragón; Brecko, Geromel, Cullmann e Wome; Petit, Maniche, Chihi e Sanou; Podolski e Novakovic.

O Colônia apostará grande parte de suas fichas em Lukas Podolski, repatriado após má passagem pelo Bayern. Além do polonês-alemão, aposta no meio campo central de Portugal na Copa de 2006, com Petit e Maniche.

Cheiro de meio de tabela.


Eintracht Frankfurt
Técnico: Michael Skibbe
Destaques: Nikolov, Spycher, Caio, Amanatidis e Liberopoulos
'A' contratação: Selim Teber, do Hoffenheim
'A' perda: Michael Fink, para o Besiktas
Time-base: Nikolov; Ochs, Russ, Franz e Spycher; Schwegler; Teber, Caio, Meier e Köhler; Liberopoulos.

Em sua primeira experiência fora da Alemanha, Michael Skibbe fracassou no comando do Galatasaray. De volta, assume um time que brigará contra o rebaixamento, mas tem tudo pra se salvar sem maiores sustos, está acima de outros candidatos à despromoção.


Bochum
Técnico: Marcel Koller
Destaques: Fuchs, Azaouagh, Dabrowski, Klimowicz e Sestak
'A' contratação: Andreas Johansson, do Halmstads
'A' perda: Sinan Kaloglu, para o Vitesse
Time-base: Daniel Fernandes; Maltritz, Fuchs, Yahia e Bönig; Dabrowski, Imhof, Johansson e Azaouagh; Klimowicz e Sestak.

Nenhuma perda relevante, mas também nenhuma contratação. Segundo time que menos venceu na temporada passada, o Bochum deve, mais uma vez, brigar contra o rebaixamento, apesar do onze inicial ter certa qualidade. Há piores.


Borussia Mönchengladbach
Técnico: Michael Frontzeck
Destaques: Daems, Brouwers, Arango, Friend e Neuville
'A' contratação: Juan Arango, do Mallorca
'A' perda: Marco Marin, para o Werder Bremen
Time-base: Bailly; Levels, Brouwers, Dante e Daems; Marx, Bradley, Arango e Matmour; Neuville e Friend.

"O Borussia M'Gladbach vai ser a grande surpresa dessa temporada", cravou esse blogueiro antes da última temporada. E deu no que deu, quase rebaixado. Agora, com as saídas de Marin e Baumjohann(Bayern de Munique), a situação fica ainda mais complicada.

Pro ataque, além de Arango - adaptado ao meio campo desde seus tempos de Mallorca - chega Raúl Bobadilla, após ótima passagem pelo futebol suíço.


Freiburg
Técnico: Robin Dutt
Destaques: Krmas, Schuster, Bechmann e Idrissou
'A' contratação: Cedrick Makiadi, do Duisburg
'A' perda: Daniel Schwaab, para o Bayer Leverkusen
Time-base: Pouplin; Cha Du-Ri, Krmas, Barth e Butscher; Flum, Banovic, Abdessadki e Schuster; Bechmann e Idrissou.

As contratações ofensivas são dois destaques da segunda divisão: Stefan Reisinger, autor de 12 gols pelo Greuther Fürth, e Cedrick Makiadi, artilheiro da divisão com 16. Mas, a princípio, o dinamarquês Bechmann segue titular ao lado da estrela Mohamadou Idrissou.


Mainz 05
Técnico: Thomas Tuchel
Destaques: Karhan, Ivanschitz, Bancé e Baljak
'A' contratação: Andreas Ivanschitz, do Panathinaikos
'A' perda: Markus Feulner, para o Borussia Dortmund
Time-base: Müller; Hoogland, Bungert, Noveski e Löw; Karhan, Pekovic, Heller e Ivanschitz; Bancé e Baljak.

Pra um time que acabou de subir e brigará pra não cair, não é muito animador já ser eliminado da Copa da Alemanha pelo modesto Lübeck. E também não ajuda se duas das suas principais contratações (Eugen Polanski e Filip Trojan) já se machucam e ficam um bom tempo sem jogar. Isso porque você precisa suprir a saída de Feulner, seu principal jogador. É, Mainz...


Nürnberg
Técnico: Michael Oenning
Destaques: Schäfer, Mintal, Boakye e Eigler
'A' contratação: Thomas Broich, do Colônia
Time-base: Schäfer; Diekmeier, Maroh, Wolf e Pinola; Mnari, Kluge, Gygax e Mintal; Eigler e Boakye

Parece insano, mas o Nürnberg, que subiu apenas no playoff, é o time mais forte dos três que subiram. Vale ficar atento com o zagueiro Dominic Maroh, de 22 anos, um dos destaques do time na segunda divisão.

O setor ofensivo é fortíssimo: Mintal foi o artilheiro do time com 16 gols, além de Isaac Boakye e Christian Eigler, cada um com dois gols no playoff de acesso diante do Energie Cottbus. Ainda tem no elenco o experiente grego Angelos Charisteas.

Olho no Nürnberg.


Considerações finais sobre a Bundesliga 09/10

Sem ficar em cima do muro:
Campeão - Bayern de Munique
Vice - Stuttgart
Maior decepção - Schalke 04
Maior surpresa - Borussia Dortmund
Rebaixados: Mainz, Freiburg e Bochum
Artilheiro: Mario Gomez

Um comentário:

Juliana disse...

Demorou quantas horas desta vez??